Cão Lobo Tchecoslovaco


De porte grande e comportamento ativo, o Cão Lobo Tchecoslovaco é uma raça de cachorro que surgiu do cruzamento de lobos e cães da raça pastor alemão.

Informações históricas relatam que foi por volta de 1965 que essa raça surgiu na Checoslováquia. Sendo que o responsável pelo seu surgimento teria sido um homem chamado de Karel Hartl, que teria feito experimentos cruzando um lobo de Cárpatos com um pastor alemão.

Muito semelhante a um lobo, esse cachorro tem uma personalidade forte, sendo muito ágil e bastante inteligente também. E o seu faro é bastante aguçado.

Comportamento


Com estranhos ele se comporta com desconfiança. Mas com seu dono ele possui um enorme zelo. Há quem diga que esse cachorro herdou a fidelidade que o pastor alemão tem para com seu dono e isso é verdade. Pois esse cão é, além de muito carinhoso, é extremamente fiel e zeloso com seu dono. Por isso muitos o utilizam como cão de guarda.

Por conta do seu porte físico (já que é um cachorro robusto), o Cão Lobo Tchecoslovaco necessita de muita atividade física para gastar as suas energias.

Outras características da personalidade desse cachorro incluem sua resistência, coragem e também a tomada de ações rápidas.



Altura: No mínimo 65 cm em machos e 60 em fêmeas

Peso: 26 kg para machos e 20 kg para fêmeas

Cores: Do cinza amarelado até o cinza prateado, cinza escuro com máscara clara também é aceito

Vida: 12 a 16 anos

Personalidade: Intrépido e valente

Relação com crianças: Bom

Relação com cães: Não se da com outras raças

Competências: Cão de guarda e cão de companhia

Espaço: É recomendado ter um quintal

Competências: Cão de guarda e cão de companhia

Cuidados: Escovações regulares

Custo de manutenção: Mediano




 

Características do Cão Lobo Tchecoslovaco


Em se tratando de características físicas, esse cachorro é bastante semelhante a um lobo, tanto sua pelagem quanto seus olhos, se porte físico, seu rosto (possuindo máscara igual a de um lobo) e até mesmo o seu modo de caminhar.

Esse cão pesa, em média, 20 kg e sua altura pode chegar a 70 centímetros. E, devido a sua pelagem, ele se adapta muito bem a locais com clima mais frio.

Mesmo tendo um temperamento forte, o adestramento ajudará a tornar um cão comportado. Pois uma de suas principais caraterísticas é que ele aprende muito rápido.

Uma outra característica desse cachorro é que ele gosta muito de brincar. Mas pode ser mostrar um pouco tímido ou inquieto quando for para um lugar novo ou experimentar uma situação qual não havia vivenciado antes.

Para quem pensa em criar essa raça de cachorro, o ideal é que você conheça o comportamento dele antes de tudo.